Circuito dos Diamantes - Parcial;

Recentemente passei por um belo trecho do Circuito dos Diamantes, que entrecorta algumas cidades históricas de Minas Gerais. Saí de Ipatinga-MG (onde estava à trabalho) com destino à Várzea da Palma-MG (onde estão meus familiares). Veja o trajeto abaixo:


As principais cidades no trajeto são: Ipatinga, Belo Oriente, Virginópolis, Serro, Guanhães, Diamantina, Curvelo e finalmente Várzea da Palma (última cidade banhada pelo Rio das Velhas, num trecho de confluência com o Rio São Francisco).

São pouco mais 500 km. Porém errei na saída de Guanhães, pois, não existe sinalização e só acerta quem é nativo. Neste caso, rodei uns 40 km extra.

O tempo permanecia nublado, e eu aguardava a chuva a qualquer momento, o que não é agradável quando se passeia de moto...mas, também não estava preocupado.


Leve garoa caindo...só alegria.

Durante este trecho, em vários momentos a velocidade média não era superior à 50 km /h, devido às constantes curvas em grande aclives ou declives. Fica um rodar cansativo e massante, onde se gasta bastante o conjunto mecânico da moto, freios, transmissão e alto consumo de combustível com o acelera e freia.

Com a moto carregada com os bauletos traseiros, não foi tão gostoso passear pelas irregulares ruas da histórica cidade de Serro, terra do queijo.


Igreja Matriz de Nossa S. Da Conceição.

Ela não resistiu e quis aparecer na foto...rs

Errei mais uma vez, o caminho ao sair do Serro, e novamente num trevo em local ermo, sem qualquer sinalização, pilotei pela estrada errada até descobrir o erro depois de 26 km percorridos, total perdido de 52 km. 

Aproveitando o caminho errado, fui até a Estação de Usina de Energia Eólica, Morro do Camilinho, próximo de Diamantina, mas, que faz parte do município de Gouveia. 

Cabe Salientar que, esta usina eólica, foi a primeira a ser instalada na América Latina, em meados da década de 10, veja o artigo abaixo, extraído da revista Vértice (pag. 30 de agosto de 2010), uma revista de publicação do CREA-MG (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Minas Gerais):



Daí em diante, as estradas ficaram menos curvilíneas, e pude imprimir um ritmo mais forte de viagem, portanto, não parei para fotos...

Um motoabraço!



3 comentários:

  1. Acho que conheço essa XT!!
    Até!
    Cláudio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nobre Cláudio!
      Quanto tempo!
      Espero que esteja e continue aproveitando bem as 2 rodas!
      Qualquer coisa só falar.
      Abraço.

      Excluir
  2. Muito bom! É maravilhoso poder viajar de Moto . Experimente essa sensação.

    ResponderExcluir