Andradas - MG

Andradas é uma pequena, pacata e importante cidade do sul do Minas, conhecida como a Terra do Vinho.

Localização: 498 Km de Belo Horizonte.
Acesso pricnipal pela BR 381 - Fernão Dias

Hotel recomendado: Andradas Palace Hotel
R$ 56,00 individual/ R$ 90,00 casal.

Andradas consitui-se na zona vinícola mais importante do estado mineiro. Com topografia e clima favoráveis, o cultivo da uva é herança dos imigrantes Italianos. A cultura do vinho se expressa fortemente na Festa do Vinho, que acontece no mês de julho - que teve início em 1954. A festividade atrai uma multidão de turistas e visitantes á cidade, para participar é preciso se programar antecipadamente.
Estive hospedado no Andradas Palace Hotel, imponente prédio no centro da cidade, onde tive o prazer de conhecer seu proprietário, o Sr. Jaime, em conversa, descobri uma afinidade, o paixão pelo motociclismo! Trocamos figurinhas sobre motos, e ele contou sobre algumas das suas viagens internacionais de moto.
Estrada excelente, as curvas me deram saudade da minha moto.

A cidade se localiza exatamente na divisa de Minas com São Paulo. Curioso sintonizar a rádio e escutar predominantemente emissoras do Estado de São Paulo - em especial a cidade vizinha Mogi Guaçu.

Andradas possui um clima ameno, agradável. Sua topografia por vezes em elevadas parte aplainadas beneficiando as tradicionais vinícolas, não obstante, acidentadas favorecem também o turismo de aventura, como treeking, trilhas de Jipe, Bike, Moto, e prática Vôo Livre, que já se incoporou na lista de atrativos turísticos e no calendário de eventos da cidade, com grande eventos que trazem anualmente profissionais e personalidades do esporte à cidade.

O Pico do Gavião é cume mais elevado do município, com 1663 m de altitude, que serve de plataforma para os competidores ou mesmo para diversão dos praticantes de Paragliders e Asa Delta.

Turismo Enogastronômico.
Notei próximo do centro da cidade, a fábrica de Vinhos Piagentini - já notei vinhos da marca em Belo Horizonte - instalada na cidade de Andradas desde 1957.
Atualmente são sete vinícolas, que atuam desde a produção artesanal até a mais modernazada técnica. Em todas elas é possível acompanhar o processo de produção e degustar os melhores vinhos de Minas.
Foi me comendado no hotel, conhecer a Casa Geraldo, assim denominada por estar na Fazenda São Geraldo, onde se é produzido o Vinho Campinho. O lugar que conta com atendimento e infraestrutura aos turistas, oferece uma visita monitorada aos processos de produção e claro, experimentar um bom vinho produzido naquelas terras. Contatos: (35) 3731-1600 /3731-2735;  adega@vinhoscampino.com.br ; www.casageraldo.com.br.












Nenhum comentário:

Postar um comentário