Conselheiro Lafaiete - São J. Del Rei

Com o objetivo de participar do 2º Encontro de Motociclistas de C. Lafaiete-MG organizado pelo Motoclube Abutres, saí de Belo Horizonte sábado a tarde com tempo nublado e com previsão de chuva para todo o Fim de semana.

Conselheiro Lafaeite é vizinha de BH, distante somente 99 Km (pela BR040) ou 116 Km (pela MG-030 e BR040 - cerca de 40 km de terra).

1º Destino:

Distancia Percorrida: 99 kms.

Despesa com Hospedagem: R$ 65,00 casal( Com estacionamento e café da manhã).
Hotel Queluz - Centro.
Despesa com Alimentação: R$ 20,00 - Durante o encontro de motos.
Despesa Combustível: R$ 9,92

A estrada, em boas condições, até C. Lafaiete é bem movimentada, com alto fluxo de veículos devido ser acesso ao Rio de Janeiro. Utilizando a opção da MG-030 passa-se por Itabirito, uma estrada que proporciona mais curvas durante o passeio e menos veículos na estrada.

Irmãos do Vigaristas MC - que seguiam para o evento.
Durante a estrada não pegamos chuva, mas, ao entrar na cidade, fomos presenteados. E chegamos ensopados no evento.
O evento aconteceu no Parque de exposição. Havia área de camping coberta e várias barracas para alimentação, além de boutiques de acessórios.
Já chegamos ao som do Rock n'' Roll com a banda NAH, com um som muito bom (qualidade de áudio) e repertório clássico variado.
A chuva realmente espantou um pouco o público, que reduzido, aglomerou-se nas tendas fixas e por lá ficou.
Pessoal escondendo da chuva.
Algumas das barracas com alimentação.
Depois de um tempo no evento, fomos procurar hotel. Preço médio dos hotéis de R$ 67,00.
Ficamos hospedados em um hotel simples e bom, entretanto, nosso quarto (único disponível) tinha janela de fundos voltada para um Rio que carreava dejetos e esgoto a céu aberto - então, imaginem o odor disso aí. Durmimos com ventilador ligado a noite inteira.

No domingo, depois de um bom café da manhã, saímos novamente em direção ao evento para encontrarmos amigos do Motogrupo HIGHLANDERS de BH que estavam vindo.

O companheiro Sérgio dos Highlanders BH (Foto: Samantha Mourão)

Depois de rever os amigos ( que ficaram para curtir a cidade) decidimos esticar até São João Del Rei distante 100 Km de C. Lafaiete.

2º Destino:

Distancia percorrida de ida: 100kms
Despesa combustível: R$ 11.33
Distancia percorrida de volta: 189 kms.
Despesa combustível: R$ 19,50

Despesa Hospedagem: R$ 0,00
Despesa Almoço: R$ 0,00
Outros: R$ 08,00

Pilotar até São João Del Rei é muito gostoso, a BR 383 está em ótimas condições, e apesar de exigir atenção redobrada pelas incontáveis curvas e parte da estrada sem acostamento, é uma típica estrada para relaxar e ir sem pressa.
Também recomendo  !

No trajeto de ida, observamos um forte vento frontal, causando determinado desconforto sobre a motocicleta, ampliando o atrito com o ar e aumentando o consumo de combustível que ficou na média de 25,5 km/l.
Placas que adoro ver !

Tenho São João também como um ponto de apoio, pois, minha irmã reside lá atualmente. Chegamos na cidade por volta das 13:00 hrs e ela preparou um almoço para nós.

Parte do centro da cidade, pouco movimentado pelo descanço dominical da população.

A cidade possui inúmeras igrejas muito belas.
Ruelas do centro histórico - Detalhe para o nome da rua.

Depois, passeamos pela cidade e com objetivo de para nos informar dos horários do Passeio por Maria Fumaça que percorre um trecho de 12 Km entre São João D. Rei e Tiradentes, visitamos a estação ferroviária construída no final do século XIX, e que preserva características da arquitetura Britânica, nela se encontra o Museu Ferroviário, que traz em seu interior documentos, equipamentos e veículos ferroviários, proporcionando um volta ao passado.

Praça da Estação.
Lateral da estação ferroviária. Detalhe para os pontos de ônibus.

Como o último horário de partida no domingo era às 13:00 hrs, ficará para a próxima, em breve.

O atrativo é bastante recomendado e as tarifas são:
Ida: R$ 22,00 pp
Ida e volta: R$ 35,00 pp

O percursso de 12 kms sobre os trilhos abrange uma diversidade ecologica grandiosa, e a sensação de transição entre o cerrado e a mata atlântica é exuberante, caminho este inaugurado por D. Pedro II em 1881.

No retorno à BH, voltamos já escurecendo e fizemos praticamente todo o trajeto à noite - o quê não foi problema devido ao bom farol da motocicleta.

Retornando à BH.

Os ventos não foram tão intensos como na ida e o consumo da moto subiu para 28,30 Km/l, muito bom!

Apesar do tempo ameaçar, não enfrentamos chuva na passagem pela cidade.

Veja outras informações no passeio "solo" por São João Del Rei em 02/2011.